Cazuza: O Poeta Exagerado

Cazuza dispensa apresentações, mas todavia, irei apresentá-lo. Agenor de Mirada Araújo Neto, apelidado pela família de Cazuza, (alcunha que significa garoto no nordeste), nasceu em 1958 no Rio de Janeiro. Filho do produtor fonográfico e dono da Som Livre, João Araújo e Lucinha Araújo, cantora de horas vagas, cresceu no meio artístico, convivendo com as estrelas da MPB.


Cazuza estudou num colégio tradicional do Rio de Janeiro, e desde pequeno já escrevia poemas, passou no vestibular para Comunicação, desistindo do curso 3 meses depois, e dando inicio a vida de boêmio. Trabalhou com seu pai na Som Livre, e posteriormente foi para os EUA fazer curso de fotografia. Quando retornou, entrou para o circo, fazendo teatro. Nessa época cantou em público pela primeira vez.


Foi indicado pelo cantor Léo Jaime para compor um grupo que se formava, Barão Vermelho, que não demorou a despontar no cenário nacional. A banda fazia sucesso por composições como, Pro Dia Nascer Feliz, Bete Balanço, e Maior Abandonado, que foi o último álbum do grupo com a participação de Cazuza.


Cazuza segue carreira solo após a separação da banda, e no mesmo ano lança os sucessos Exagerado, Mal Nenhum, Codinome-Beija Flor, além de outros. Mas nesse mesmo ano, descobre ser portador da Aids. Em 1987, dois anos após a descoberta, Cazuza viaja para os EUA em busca de tratamento. Mas mesmo com a doença lança o álbum Só Se For a Dois, com a música O Nosso Amor a Gente Inventa. Em 88, lança o álbum Ideologia, com música de mesmo nome além de Brasil e Faz Parte Do Meu Show.

Em 89 assume publicamente a doença. Sua mãe relata que ele fez a declaração após refletir sobre sua música Brasil, que diz para o Brasil mostrar sua cara, e porque com ele seria diferente?. Assumiu e ainda lançou seu último álbum, Burguesia. No prêmio Sharp, recebeu as premiações numa cadeira de rodas.


Cazuza faleceu em 1990, em sua casa, pela manhã, por complicações causadas pela doença. Ele é lembrado por ser um poeta porta voz de uma geração. Cantava com alma, e ao lado de Renato Russo foi um dos maiores, se não o maior ícone dos anos 80 no Brasil. Sua trajetória de vida complicada, desde a infância em que não saia de casa, até a fase adulta em que mudou drasticamente sempre foram marcadas por aventuras. Era bissexual, e namorou além de Ney Matogrosso, Zeca, produtor da Som Livre. Cazuza é sinônimo de Ideologia, e Exagerado ao mesmo tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música Reprimida: Ditadura Militar

A Garota De Ipanema

Explicando: Rosa de Hiroshima