Música Reprimida: Ditadura Militar

Todos sabemos da repressão sofrida durante a ditadura militar no Brasil, de 1964 à 1985. Vários artistas foram exilados, principalmente cantores, como Caetano, Chico Buarque e Gilberto Gil. Mas existe um lado bom nisso tudo. A Bossa Nova já estava ficando para trás, e com isso, os artistas sob a censura, foram obrigados a achar uma nova forma de se expressar que continha sucesso.


A época foi de vários testes. O tropicalismo teve sua origem com os artistas baianos, e logo após foi se espalhando pelo nordeste e pelo Brasil. Competia com a Jovem Guarda, mas não foi muito longe. Caetano e Gilberto Gil foram acusados de faltarem com respeito com o hino nacional, e foram presos. Após isso foram exilados, e o movimento perdeu força a tal ponto de fazer com que o movimento acabasse.


Dessa forma, os cantores que permaneceram no país foram obrigados a burlar a censura, disponde de muita técnica para compor. As canções de Elis Regina, Chico Buarque, Geraldo Vandré e o próprio Caetano após sua volta. Umas dessas ganha destaque. Cala-se, ou melhor Cálice, de Chico Buarque e Gilberto Gil virou um verdadeiro hino para o povo. 


Outras músicas que ganham destaque é Jorge Maravilha, cantada por Chico Buarque, que faz menção a algum general e o fato de não ser aceito, e Apesar de Você, fazendo alusão a vontade dos governantes. Caetano, compondo É Proibido Proibir antes de seu exílio merece destaque. Elis Regina interpretando O Bêbado E O Equilibrista caiu nas graças do povo. Durante a campanha de direta foi o Ultraje a Rigor quem ganhou espaço com sua música Inútil, que depois que todas foram proibidas, virou o hino popular em busca de liberdade.


Nossos cantores tardaram mas alcançaram seus ideias. Em 85 cai a ditadura militar, e mesmo que de forma indireta se institui um presidente. A data é lembrada por Cazuza nesse dia em um show, quando após saber da queda dos militares, não exita e canta Pro Dia Nascer Feliz. Foram tempos difíceis, mas em que os artistas ganharam repercussão além de novos experimentos que deram muito certo. Por isso tem razão quem diz que "tem males que vem para o bem". 



Comentários

  1. Desculpe se voce e' contra a chamada ditadura militar mas ela somente foi ditadura pra comunistas como essa corja de cantores como Chico, Caetano e tantos mais. Aprendi a dar valor aos militares e hoje nao so eu mas a populacao clama pela volta deles ao poder e a proposito nunca houve queda da ditadura, Figueiredo entregou o poder e reconheceu essa merda chamada PT como partido.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe . O blog nao permite identificacao e me esqueci de colocar meu nome no comentario anterior mas nao gosto de dizer coisas no anonimato. Meu nome e' Vicente Coelho e meu email e' vincentcoelho@yahoo.com

    ResponderExcluir
  3. Tá bom ué, sua opinião! Respeito, obrigado pela leitura!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Garota De Ipanema

Explicando: Rosa de Hiroshima